Para celebrar os 45 anos de carreira de Martinho da Vila, o cantor e compositor lançou o álbum "Martinho da Vila 4.5 Atual", uma versão mais actualizada do primeiro álbum “Martinho da Vila” (1969), que foi regravado e remasterizado para ter uma sonoridade mais ‘moderna’. A este alinhamento foram adicionados faixas bónus, temas inéditos, que tornou esta edição comemorativa um trabalho muito especial.
E é com novo álbum na bagagem que pretende celebrar os seus 45 anos de muitos sucessos nos dias 7 e 8 de Março, nos coliseus do Porto e Lisboa.
Martinho da Vila é um dos cantores brasileiros mais acarinhados pelo público português.
Iniciou a sua carreira como cantor profissional em 1969 com o LP Martinho da Vila, que lançou grandes sucessos como “Casa de Bamba”; “Pequeno Burguês”; “Quem é do Mar Não Enjoa”; “Laiá do Cais Dourado ou “Tom Maior”.
Desde cedo que Martinho da Vila se tornou num dos artistas brasileiros mais respeitados e um dos que mais discos vende no Brasil, tendo sido o primeiro sambista a ultrapassar a marca de um milhão de cópias com o álbum “Tá Delicia, Tá Gostoso”, lançado em 1995.
É impossível contabilizar todos os prémios que Martinho da Vila já conquistou, mas salienta-se o título de Cidadão Carioca, Cidadão Benemérito do Rio de Janeiro, Comendador da República em grau de Oficial e Comenda da Ordem do Mérito Cultural, entre tantos outros conquistados.
Uma das interpretações mais famosas de Martinho da Vila é “Mulheres”, composta por Toninho Geraes, tendo sido graças a ele que a música alcançou um enorme sucesso.
Nacionalmente conhecido como sambista, Martinho da Vila é um legítimo representante da Música Popular Brasileira e considerado por muitos críticos como o melhor cantor do Brasil, interpretando músicas dos mais variados ritmos.
Embora compositor indutivo e cantor sem formação académica tem uma grande ligação com a música erudita tendo idealizado, em parceria com o Maestro Leonardo Bruno, o Concerto Negro, um espectáculo sinfónico que enfoca a participação da cultura negra na música erudita, e participou no projecto Clássicos do Samba sob a regência do saudoso Maestro Sílvio Barbato.
Com muito samba e muitos sucessos para animar os dois concertos, a não perder a 7 e 8 de Março nos Coliseus de Lisboa e Porto.